Face Mag

PAULO TEIXEIRA - Personal Trainer

back
04 fevereiro 2019
PAULO TEIXEIRA - Personal Trainer
0 4
PAULO TEIXEIRA - Personal Trainer

Opinion Leader

04 fevereiro 2019

BIOGRAFIA

Paulo Teixeira, nascido em Lisboa a 18/03/1988, hoje com 30 anos idade, cresceu na margem sul, mais precisamente no Barreiro.

Praticou desde cedo vários desportos individuais e colectivos que vão desde o Xadrez ao Futebol e Basquetebol, passando pelos desportos de combate, como o Kickboxing e Taekwondo.

Aos 14 anos, tornou-se árbitro de futebol na Associação de Futebol de Setúbal e manequim na agência DXL e Unique Style, principalmente para conseguir pagar os seus estudos.

Em 2010 terminou a Licenciatura em Educação Física e Desporto na Universidade de Évora, onde se especializou em natação obtendo a certificação de nível II de treinador dessa modalidade.

Ainda nesse ano, obteve a certificação de Personal Trainer pela Holmes Place Academy.

Em 2011, para além de completar a Pós-graduação em Exercício e Bem-Estar, com especialização em Fitness, na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, integrou a equipa do Holmes Place Avenida da Liberdade, em Lisboa,

tornando-se, em 2014, Master Trainer e Director Técnico do Clube, sendo responsável pela formação de vários novos personal trainers que acabaram por integrar a equipa do clube.

Ainda ao serviço desta entidade criou, em 2013, a Running Class® (aula de grupo de corrida Indoor de alta intensidade, coreografada com música), que se tornou uma das mais concorridas do Clube, com uma taxa de ocupação de aproximadamente 95%.

Tem formação de Leadership coaching e Exercício para populações especiais - Problemas de coluna pela Manz Formações.

Especializou-se, também, em treino funcional concluindo formação em Bolas medicinais, Elásticos, Kettlebel®, RPT, BOSU® e Trainer Bag pela Holmes place Academy.

Obteve a certificação internacional em TRX®, RIP TRAINER® pela Gimnica e VIPR® pela Fitness Ocasião.

Hoje trabalha como Personal Trainer a título individual e desde 2017 integrou o corpo docente da Manz Formações como professor do módulo de Metodologia das Actividades de Outdoor Fitness dos Cursos de Técnicos Especialistas em Exercício Físico.

Atento à vontade crescente da população em levar o treino Indoor para o exterior (Outdoor), e, tirando partido do óptimo clima e dos espaços emblemáticos de Portugal, criou, em 2015, um novo conceito de treino, o POWR® - Outdoor Fitness.

Uma prática desportiva que alia o treino de alta intensidade com exercícios funcionais, recorrendo a materiais variados –como escadas de agilidade, cordas, elásticos, entre outros – ou utilizando  apenas o peso do próprio corpo na execução dos exercícios, por forma a melhorar e desafiar a performance física de quem a pratica.

 

 

 - Sabemos que  te dedicas a 100% ao desporto, diz nos como é o teu

dia a dia.

Bem… A maior parte dos meus dias é muito parecido com a grande parte da classe trabalhadora.

Acordo sempre muito cedo (entre as 6h30 e as 8h00) dependendo se começo a dar o primeiro treino personalizado às 8h ou um pouco mais tarde.

Almoço quase sempre por volta das 14h, volto aos treinos às 15h, faço o meu treino por volta das 16h ou 17h e com mais paragens pelo dia ou não normalmente termino por volta das 21h.

Chego a casa, faço questão de ajudar a fazer o jantar para ter um momento de partilha com a minha namorada, depois confirmo as minhas marcações de agenda e preparo os meus treinos do dia seguinte e vou dormir.

 

- Como personal trainer tens uma alimentação cuidada, como são

actualmente as tuas refeições?

Dependendo da fase de treino em que estou e do meu objectivo ou faço Jejum intermitente - Quando procuro definição muscular, o que significa que apenas Almoço e Janto (com um batido proteico após o meu treino), ou faço 6 refeições diárias quando quero aumentar o meu peso e massa muscular

(Pequeno-almoço, Meio da Manhã, Almoço, Lanche (para além do meu batido proteico após o meu treino, Jantar e Ceia).

 

- Um exercício de eleição.

Um é difícil, mas consigo dizer 4 por ordem de preferência:

- Agachamento (e todas as suas variações)

- Peso Morto (e todas as suas variações)

- Um exercício de Empurrar (ex. Supino)

- Um exercício de Puxar (ex. Remada)

 

- Sabemos que tens uma página de instagram activa, que componente

tem mais peso quando pensas no sucesso de um post, a

escrita, imagem ou video? Porquê?

Claramente vivemos numa era muito visual, e as redes sociais são a forma mais orgânica de podermos mostrar o nosso trabalho e no meu caso de poder inspirar alguém a melhorar a sua vida, tornado-se mais saudável,

seja porque começou a treinar regularmente, porque começou a alimentar-se melhor ou até mesmo porque decidiu conhecer outras culturas.

Portanto o que acredito que seja mais cativante é claramente o video, quando tem qualidade, pois, na minha opinião, junta elementos essenciais para permitir-nos transpor-nos para aquela realidade:

- Música (Feedback Auditivo)

- Imagem (Feedback Visual)

Não é ao acaso que o vídeo nas redes sociais foram quem sofreram mais inovação nos últimos 2 / 3 anos (ex. Realidade Virtual, Óculos 360º,

Cinemagraphs - Fotografias com movimento, etc)

E o vídeo será o futuro até arranjarem maneira de conseguirmos sentir de forma palpável ou através de cheiro o que estamos a ver.

 

- Tens partilhado as tuas aventuras pelo mundo com os teus

seguidores, até ao momento qual o país que mais te encantou e

porquê?

Uff… esta é difícil porque todos são tão diferentes e espectaculares de forma tão singular.

Mas diria que devido ao contexto, foi a minha viagem à Tailândia e Camboja, visto que decidi colocar uma mochila às costas e partir para a aventura sozinho durante 3 semanas e meia.

O facto de estar sozinho permitiu-me conectar-me a mim mesmo e a conhecer muita gente que se encontrava a fazer o mesmo que eu.

Permitiu-me também conhecer um casal tailandês que me apadrinhou e levou a conhecer a verdadeira Tailândia, sem filtros.

A sua religião e costumes. Algo que para mim é impagável.

 

- Uma história engraçada.

- Tive um estranho a viver em minha casa durante 6 meses. (ahah)

Diz a sabedoria popular, citada por Eça de Queirós e pelo poeta cubano José Martí, que só temos uma vida completa quando plantamos uma árvore, temos um filho e escrevemos um livro.

A essas 3 acções eu acrescentei mais algumas acções que, na minha perspectiva, me tornariam um ser humano mais completo, entre elas “Ajudar genuinamente um estranho”.

Resumidamente:

Um rapaz que é Personal Trainer no Brasil, o Marcelo, que procurava uma vida melhor para ele e para a família dele.

E devido à insegurança do seu país estava a ponderar vir para Portugal.

Como não conhecia ninguém aqui entrou em contacto comigo através das redes sociais para perguntar como era a vida aqui em Portugal.

Num misto de aventura, inconsciência, não sei bem explicar o que senti, decidi ajudá-lo e cumprir uma das minhas acções.

Então acolhi-o em minha casa, ajudei-o no processo de legalização, a arranjar trabalho na área, a conhecer a cidade de Lisboa e o nosso País, durante 6 meses.

Infelizmente devido a problemas familiares, hoje ele está no Brasil novamente, mas acredito que tenho um verdadeiro “irmão” do outro lado do mundo.

Ainda falamos regularmente através do WhatsApp.

Share this article
Related News