Face Mag

PAULO TEIXEIRA - Personal Trainer

back
04 fevereiro 2019
PAULO TEIXEIRA - Personal Trainer
0 4
PAULO TEIXEIRA - Personal Trainer

Opinion Leader

04 fevereiro 2019

BIOGRAFIA

Paulo Teixeira, nascido em Lisboa a 18/03/1988, hoje com 30 anos idade, cresceu na margem sul, mais precisamente no Barreiro.

Praticou desde cedo vários desportos individuais e colectivos que vão desde o Xadrez ao Futebol e Basquetebol, passando pelos desportos de combate, como o Kickboxing e Taekwondo.

Aos 14 anos, tornou-se árbitro de futebol na Associação de Futebol de Setúbal e manequim na agência DXL e Unique Style, principalmente para conseguir pagar os seus estudos.

Em 2010 terminou a Licenciatura em Educação Física e Desporto na Universidade de Évora, onde se especializou em natação obtendo a certificação de nível II de treinador dessa modalidade.

Ainda nesse ano, obteve a certificação de Personal Trainer pela Holmes Place Academy.

Em 2011, para além de completar a Pós-graduação em Exercício e Bem-Estar, com especialização em Fitness, na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, integrou a equipa do Holmes Place Avenida da Liberdade, em Lisboa,

tornando-se, em 2014, Master Trainer e Director Técnico do Clube, sendo responsável pela formação de vários novos personal trainers que acabaram por integrar a equipa do clube.

Ainda ao serviço desta entidade criou, em 2013, a Running Class® (aula de grupo de corrida Indoor de alta intensidade, coreografada com música), que se tornou uma das mais concorridas do Clube, com uma taxa de ocupação de aproximadamente 95%.

Tem formação de Leadership coaching e Exercício para populações especiais - Problemas de coluna pela Manz Formações.

Especializou-se, também, em treino funcional concluindo formação em Bolas medicinais, Elásticos, Kettlebel®, RPT, BOSU® e Trainer Bag pela Holmes place Academy.

Obteve a certificação internacional em TRX®, RIP TRAINER® pela Gimnica e VIPR® pela Fitness Ocasião.

Hoje trabalha como Personal Trainer a título individual e desde 2017 integrou o corpo docente da Manz Formações como professor do módulo de Metodologia das Actividades de Outdoor Fitness dos Cursos de Técnicos Especialistas em Exercício Físico.

Atento à vontade crescente da população em levar o treino Indoor para o exterior (Outdoor), e, tirando partido do óptimo clima e dos espaços emblemáticos de Portugal, criou, em 2015, um novo conceito de treino, o POWR® - Outdoor Fitness.

Uma prática desportiva que alia o treino de alta intensidade com exercícios funcionais, recorrendo a materiais variados –como escadas de agilidade, cordas, elásticos, entre outros – ou utilizando  apenas o peso do próprio corpo na execução dos exercícios, por forma a melhorar e desafiar a performance física de quem a pratica.

 

 

 - Sabemos que  te dedicas a 100% ao desporto, diz nos como é o teu

dia a dia.

Bem… A maior parte dos meus dias é muito parecido com a grande parte da classe trabalhadora.

Acordo sempre muito cedo (entre as 6h30 e as 8h00) dependendo se começo a dar o primeiro treino personalizado às 8h ou um pouco mais tarde.

Almoço quase sempre por volta das 14h, volto aos treinos às 15h, faço o meu treino por volta das 16h ou 17h e com mais paragens pelo dia ou não normalmente termino por volta das 21h.

Chego a casa, faço questão de ajudar a fazer o jantar para ter um momento de partilha com a minha namorada, depois confirmo as minhas marcações de agenda e preparo os meus treinos do dia seguinte e vou dormir.

 

- Como personal trainer tens uma alimentação cuidada, como são

actualmente as tuas refeições?

Dependendo da fase de treino em que estou e do meu objectivo ou faço Jejum intermitente - Quando procuro definição muscular, o que significa que apenas Almoço e Janto (com um batido proteico após o meu treino), ou faço 6 refeições diárias quando quero aumentar o meu peso e massa muscular

(Pequeno-almoço, Meio da Manhã, Almoço, Lanche (para além do meu batido proteico após o meu treino, Jantar e Ceia).

 

- Um exercício de eleição.

Um é difícil, mas consigo dizer 4 por ordem de preferência:

- Agachamento (e todas as suas variações)

- Peso Morto (e todas as suas variações)

- Um exercício de Empurrar (ex. Supino)

- Um exercício de Puxar (ex. Remada)

 

- Sabemos que tens uma página de instagram activa, que componente

tem mais peso quando pensas no sucesso de um post, a

escrita, imagem ou video? Porquê?

Claramente vivemos numa era muito visual, e as redes sociais são a forma mais orgânica de podermos mostrar o nosso trabalho e no meu caso de poder inspirar alguém a melhorar a sua vida, tornado-se mais saudável,

seja porque começou a treinar regularmente, porque começou a alimentar-se melhor ou até mesmo porque decidiu conhecer outras culturas.

Portanto o que acredito que seja mais cativante é claramente o video, quando tem qualidade, pois, na minha opinião, junta elementos essenciais para permitir-nos transpor-nos para aquela realidade:

- Música (Feedback Auditivo)

- Imagem (Feedback Visual)

Não é ao acaso que o vídeo nas redes sociais foram quem sofreram mais inovação nos últimos 2 / 3 anos (ex. Realidade Virtual, Óculos 360º,

Cinemagraphs - Fotografias com movimento, etc)

E o vídeo será o futuro até arranjarem maneira de conseguirmos sentir de forma palpável ou através de cheiro o que estamos a ver.

 

- Tens partilhado as tuas aventuras pelo mundo com os teus

seguidores, até ao momento qual o país que mais te encantou e

porquê?

Uff… esta é difícil porque todos são tão diferentes e espectaculares de forma tão singular.

Mas diria que devido ao contexto, foi a minha viagem à Tailândia e Camboja, visto que decidi colocar uma mochila às costas e partir para a aventura sozinho durante 3 semanas e meia.

O facto de estar sozinho permitiu-me conectar-me a mim mesmo e a conhecer muita gente que se encontrava a fazer o mesmo que eu.

Permitiu-me também conhecer um casal tailandês que me apadrinhou e levou a conhecer a verdadeira Tailândia, sem filtros.

A sua religião e costumes. Algo que para mim é impagável.

 

- Uma história engraçada.

- Tive um estranho a viver em minha casa durante 6 meses. (ahah)

Diz a sabedoria popular, citada por Eça de Queirós e pelo poeta cubano José Martí, que só temos uma vida completa quando plantamos uma árvore, temos um filho e escrevemos um livro.

A essas 3 acções eu acrescentei mais algumas acções que, na minha perspectiva, me tornariam um ser humano mais completo, entre elas “Ajudar genuinamente um estranho”.

Resumidamente:

Um rapaz que é Personal Trainer no Brasil, o Marcelo, que procurava uma vida melhor para ele e para a família dele.

E devido à insegurança do seu país estava a ponderar vir para Portugal.

Como não conhecia ninguém aqui entrou em contacto comigo através das redes sociais para perguntar como era a vida aqui em Portugal.

Num misto de aventura, inconsciência, não sei bem explicar o que senti, decidi ajudá-lo e cumprir uma das minhas acções.

Então acolhi-o em minha casa, ajudei-o no processo de legalização, a arranjar trabalho na área, a conhecer a cidade de Lisboa e o nosso País, durante 6 meses.

Infelizmente devido a problemas familiares, hoje ele está no Brasil novamente, mas acredito que tenho um verdadeiro “irmão” do outro lado do mundo.

Ainda falamos regularmente através do WhatsApp.

Share this article